segunda-feira, 30 de abril de 2012

Senki Zesshō Symphogear + G, GX, AXZ e XV


Música, batalhas, jovens garotas, drama, e muitas outras coisas...!

Kanade Amou e Tsubasa Kazanari são duas idols famosas que fazem sucesso cantando no grupo Zwei Wing. Entretanto, elas tem uma vida que vai muito além disso, já que são "guerreiras que lutam contra o mal".

Infelizmente, algo terrível acontece no começo da trama, e o anime toma novos rumos, e passa a se concentrar agora, em especial, numa simples e inocente colegial, chamada Hibiki.
Após encontros e desencontros, Hibiki e Tsubasa acabam "unindo forças" para tentar combater o perigo que se arrastra sobre o planeta.

E acho que até aqui é o suficiente. Agora é hora de falar sobre o que mais nos interessa, se existe ou não yuri nesse anime!

Sem dúvidas, não tem nada explícito nessa primeira temporada, mas existem algumas relações que são passíveis de suspeita.
A primeira seria entre as idols do inicio do anime, Kanade e Tsubasa, que possuem uma relação, que pelo visto, parece ser bem amistosa, que chega a causar dúvidas se não tem algo a mais... Mas como qualquer coisa yuri parece ser algo proibido nos animes, infelizmente acontece algo infeliz que acaba estragando qualquer coisa...

O outro "casal implícito" (na verdade, o "principal" do anime) seria entre as duas meninas colegiais, Hibiki e Miku.
A impressão que dá, é que a Miku parece "gostar demais" da Hibiki, mesmo essa sendo uma menina meio bobinha.
Se for pra dizer que uma delas tem uma queda pela outra, eu apontaria a Miku, sem dúvidas.
A Hibiki é a típica personagem "boba alegre", que não parece saber o que acontece em volta dela.


Miku e Hibiki










Mesmo com o drama, e nada explícito, a impressão que esse anime passa é que pode sim existir algum sentimento "oculto" entre as personagens.
Mas como o próprio nome diz, é "Implícito", por isso teve que ficar pra imaginação, ao menos que inventem uma segunda temporada, ou algo do tipo...

*Atualização 19/11/2017 -

Symphogear G (Segunda Temporada) , Symphogear GX (Terceira Temporada) e Symphogear AXZ (Quarta Temporada).


..... Pois bem!!! Realmente inventaram uma segunda temporada! Na verdade, inventaram uma segunda, terceira, quarta e pelo visto uma quinta está vindo por aí.

Muitas coisas aconteceram. Surgiram novas personagens, vilões, novas amizades, e a série que se focava em poucas garotas, agora tem várias personagens "principais", se assim podemos dizer.

A batalha das meninas contra o mal continua, mas o que podemos dizer do yuri? Algo aconteceu nessas 3 últimas temporadas?

Então, esse anime segue a mesma velha história que já estamos cansados de ver.

Temos personagens que parecem gostar realmente uma da outra, mas, nunca chegando a ver acontecer alguma coisa "oficial" de verdade.

Miku e Hibiki continuam numa situação parecida, apesar de várias cenas e fatos suspeitos terem acontecido, como: elas dormirem juntas, a Miku ter uma foto da Hibiki como tela principal do celular, elas morarem juntas agora, se chamarem de um jeito muito carinhoso e etc.

*Parte editada do post (04/10/2019)
- Diferentemente de antes, que eu achava necessário algo que fosse "muito forte" para poder classificar, eu digo que, por todas as atitudes de Miku nessas 4 temporadas, me parece claro que ela gosta sim de Hibiki. O problema é que a outra parte (Hibiki) ainda não percebeu isso... Nem os sentimentos de Miku, nem os dela.

Além dessas duas, eu destaco outros dois possíveis casais:

Kirika e Shirabe, que são inseparáveis, e possuem um afeto enorme uma pela outra...

Kirika e Shirabe










Elas também protagonizam cenas "bonitinhas" e suspeitas, porém, também não existe nadaaaa romântico, apesar disso ficar implícito.

Temos também, Tsubasa e Maria que, particularmente, seriam meu "casal" favorito nessa série, pela personalidade delas (que eu gosto) e por serem mais adultas, deixando um certo clima infantil que acontece com outras personagens, de lado.

Maria e Tsubasa


Assim como os outros sugestivos casais yuri, essas duas tem cenas suspeitas, ainda que isso venha mais por parte da Maria mesmo.

Enquanto Maria tem uma personalidade "tsundere", Tsubasa é mais "bruta".

Maria parece gostar da Tsubasa, mas também não fala nada, deixando no ar mais um suposto interesse... Que novidade!

*Edit: Ou seja, de 3 possíveis casais, 2 são implícitos, e um segue uma relação onde uma das partes é explícita.

Mais uma vez, assim como em Magical Girl Nanoha, por exemplo, os criadores do anime gostam de deixar esperanças na cabeça dos fãs, enquanto lançam temporadas e mais temporadas uma atrás da outra.

Eles devem pensar que, se algum casal realmente acontecesse, perder-se-ia toda a "magia", fazendo os "shippadores" alcançarem seu desejo e não criarem mais tantas expectativas com as temporadas seguintes.

Não sei se só eu penso isso, mas é a impressão que eu tenho deles... Apesar de achar uma bobagem né... Com um casal explícito, eu iria ter mais vontade de assistir, e não o contrário.

Apesar de Symphogear ser um anime focado 90% em lutas e batalhas, esses 10% mostram algumas possíveis relações, que ao meu ver são bem suspeitas, mas que não chegam "nos finalmentes"

*Edit: Mas por causa de Miku, eu penso que o ideal é colocar esse anime na categoria dos animes com yuri secundário, ainda que ela não tenha botado tudo o que sente para fora.

*Nova Atualização - (0x/10/2019) - Symphogear XV (Quinta Temporada - O final da série).

... E no ano de 2019, finalmente chegamos à conclusão do anime!

Aconteceram muitas coisas interessantes na última temporada, e vou tentar resumir o melhor possível aqui.

Começamos a quinta temporada com uma viagem de nossas heroínas até o Lago Vostok, que é uma massa de água subglacial localizada na Antártida, por baixo da Estação Vostok, centro de investigação dirigido pela Rússia (Fonte: Wikipedia).

Neste lugar, existe uma espécie de "caixão", com um corpo mumificado por dentro.
Esse corpo pertence a um Anunnaki, uma espécie de divindade sagrada de tempos antigos.

O grande detalhe é que, junto desse corpo mumificado, existe um bracelete, que possui um poder mais forte do que todos poderiam imaginar.

Durante essa missão, outra vez aparecem os Alca-Noises, tentando destruir nossas queridas guerreiras, mas são derrotados. E o bracelete, nesse primeiro momento, fica em segurança.

Pouco tempo depois, durante um show de Tsubasa e Maria, surgem 3 garotas, que são sobreviventes dos Illuminatis Bávaro, conhecidas como "Red Noble", ou Vermelho Nobre, em português.

A aparição dessas garotas acabou resultando em milhares de mortos, em um estádio que tinha mais de 100 mil pessoas.

Esse grupo conhecido como Red Noble, tem um objetivo: roubar o bracelete para poder realizar o desejo de alguém... Um homem "misterioso"...

Além disso, existe um objetivo pessoal por parte dessas 3 meninas? O que levou elas a participarem desse plano?

Agora, nossas protagonistas vão ter que entrar em batalha mais uma vez, buscando entender qual o significado real dessa história toda... E vão descobrir que a situação é mais séria do que elas pensam.

E eu paro por aqui, pois já dei spoiler até demais!
Se quiserem saber o que acontece, saiam agora mesmo e assistam!



Vou falar sobre o yuri da quinta e última temporada do anime.


Começarei pelo mais fácil, a relação entre Shirabe x Kirika:

Infelizmente, qualquer possível relação entre elas, foi pouquíssimo explorada nessa temporada, não tendo praticamente nenhum avanço. E nenhuma cena que aponte alguma coisa.

Na verdade, essas duas personagens em si não tiveram muito destaque nessa parte final. Infelizmente.


Agora, falando de outro possível ship yuri, Maria x Tsubasa:

Talvez no episódio 2 tenha ocorrido o momento mais "real feelings" por parte de Maria.

Tsubasa chamou ela para fazer um show em dupla, e disse que esse era um desejo antigo de Maria: cantar uma noite toda com Tsubasa.
Nesse instante, Maria fica bem corada, como poucas vezes vimos no anime.

Outro momento sobre as duas acontece no episódio 6, quando Maria se sente preocupada e triste, por não conseguir ajudar Tsubasa.

Já Tsubasa, curiosamente, se lembra de Kanade, o que nos faz pensar que ela realmente poderia ter gostado dela no passado também, antes de ter acontecido aquela coisa desagradável.

No mais, durante todos os episódios seguintes, nós vemos Maria sempre preocupada com Tsubasa, em um nível que não acontece com as outras demais personagens.

Inclusive, antes de ter que possivelmente batalhar com Tsubasa (que estava "controlada"), Maria diz que o coração dela não iria conseguir ter que tomar uma atitude mais drástica, caso necessário.

E aqui você pode tomar essa frase no sentido que quiser...

Para mim, Maria dá indícios de que pode sim gostar de Tsubasa, apesar de que seria algo mais por parte dela mesmo.

Tsubasa é a pessoa que mais sofreu nas 5 temporadas de Symphogear, e talvez Maria pudesse ser uma pessoa que ajudasse ela a ter uma vida melhor, mas isso a gente só vai poder ficar na torcida, já que a série acabou e nunca saberemos o final das duas.



Finalmente, vamos falar sobre o principal casal do anime, Hibiki e Miku.

Primeiramente, quero deixar bem claro que, com o tempo, meus métodos de classificação yuri foram mudando um pouco.
No passado eu tinha muita rigidez, e precisava quase sempre de uma confirmação "total e absoluta" para poder indicar se algo é yuri ou não... Coisa que não acontece mais hoje.

Nas temporadas anteriores, já era bem claro que Miku tinha sentimentos fortíssimos por Hibiki, apesar de nunca conseguir botar eles para fora.

Pois bem, na última temporada do anime, esse sentimentos dela foram bem trabalhados, e, consequentemente, acabamos descobrindo que não é só ela que que gostaria de revelar algo.

Vou dar todos os destaques (são vários) que ocorreram entre as duas na última temporada do anime, e depois, vou dar uma conclusão final.


- No terceiro episódio, Hibiki comenta sobre seus avós com Miku, e o fato deles não conseguirem expressar bem os sentimentos que eles possuem um pelo outro.
Miku responde que, talvez, todas as pessoas devem ter segredos/sentimentos secretos que não conseguem compartilhar.

Aqui, já temos um desabafo importante de Miku, que claramente está falando de si mesma.

- No episódio 5, nos deparamos com o fato de que Miku ainda tem a foto de Hibiki na capa de seu celular. Uma coisa comum quando se gosta de uma amiga... Mais do que o normal.

- No sexto episódio, após ter sido sequestrada, a única preocupação de Miku era voltar a ver Hibiki, para poder fazer as pazes após uma discussão que tiveram antes dessa situação acontecer (Miku desabafou para Hibiki, sobre como se sentia culpada por tudo que Hibiki passou desde o começo, e que não conseguia se expressar muito bem sobre isso).
 Neste mesmo episódio, Miku acaba se encontrando com a entidade Shem-Ha.

- Em um momento flash-back, durante o 7 episódio, Hibiki se lembra de uma conversa que teve com Miku, em uma roda gigante.

Miku perguntou para Hibiki sobre o que ela faria se ela (Miku) acabasse causando problemas a alguém. A própria Miku respondeu e disse que queria ser parada por Hibiki caso isso aconteça. E mais, ela diz que só Hibiki é capaz disso, com seus "punhos que ela ama", os mais gentis do mundo.
*Neste momento, a Hibiki sonsa diz que não entendeu direito o que Miku quis dizer, como de praxe.

Pra concluir, Miku diz que Hibiki é a única a quem ela "pode se entregar por inteiro".

Ou seja, ela disse que ama os punhos de Hibiki e que, se precisasse, se entregaria por inteiro pra ela... Não é algo que uma pessoa falaria para qualquer um... Se é que me entendem.

- No nono episódio, nós podemos ver, muito claramente, como Hibiki se sente perdida, longe de Miku, que foi "possuída" por Shem-Ha.

- No décimo primeiro capítulo, Miku tenta resistir contra Shem-Ha, para poder falar com Hibiki.

Shem-Ha diz que Miku é quem aceitou ela, pois Miku queria se "conectar com outros" para que soubessem como ela se sente.
*Aqui, quando ela diz "os outros", entenda-se como "Hibiki" mesmo.


- E finalmente, no episódio 13, temos uma explosão de sentimentos entre as duas.

Durante a batalha contra Shem-Ha/Miku, Hibiki diz que quer contar em palavras o que ela realmente sente por Miku.

Shem-ha retruca, dizendo: "com palavras incompletas que não permitem o entendimento uma com a outra? É por esses sentimentos por você, que ela não conseguia colocar em palavras, que ela acabou aceitando virar receptáculo". *O detalhe aqui é que caem lágrimas de Shem-Ha/Miku enquanto ela diz isso.

Depois, enquanto Elfnein/Carol travava uma batalha com Shem-ha, Hibiki diz que quer "tomar Miku para ela", e que não o faz por querer "ajudar pessoas", e sim por um desejo pessoal. Ou seja, ela quer estar ao lado de Miku e que se dane o resto. Elfneim/Carol diz que o que está na "mão de Hibiki", são os sentimentos de uma pessoa que ela nunca encontrou.
*Aqui, eu achei a fala meio confusa. Pelo que tentei entender, Elfneim quis dizer para Hibiki liberar seus sentimentos (através de seus punhos) de verdade por Miku.

Na parte final da batalha, Hibiki diz que os sentimentos dela por Miku não valem menos do que 2000 anos de maldições. Ou seja, que eles são mais forte do que qualquer coisa.

Agora, com Miku de volta ao normal, em seus braços, Hibiki diz que, pela coragem que floresce dentro dela, ela nunca mais vai deixar aquela que ela ama ir embora.

Depois de despertar, Miku vai até as garotas, e diz para Hibiki que agora não quer mais ver Hibiki partir, e que agora vai estar sempre ao seu lado, vendo as coisas que ela também vê.


Concluindo, na cena final do anime, nós temos Hibiki e Miku caminhando sob um céu estrelado.

Miku chega em Hibiki e diz que "há muito tempo, tem uma coisa que ela quer contar para ela".
*Notem a feição no rosto de Miku, ela é absolutamente reveladora. É de uma pessoa que está claramente emocionada.

Hibiku responde, dizendo que também tem uma coisa que quer revelar, e que espera que seja a mesma coisa que Miku gostaria de revelar a ela.


Neste momento, infelizmente, o anime chega ao fim, com as duas de mãos dadas, enquanto caem duas estrelas cadentes no céu estrelado.



Bem, como disse antes, eu já achava que Miku gostava de Hibiki, no sentido romântico.

Essa última temporada, na minha opinião, deixou os sentimentos dela ainda mais escancarados por Hibiki.

O comportamento de Miku é exatamente o mesmo de uma pessoa que ama alguém, mas que tem uma dificuldade de chegar e confessar.

Mas dessa vez, Hibiki surpreende e diz que quer que a mesma coisa que Hibiki revele, seja o mesmo que ela pretende revelar.

Eu penso que, de alguma maneira, Hibiki finalmente percebeu que Miku, verdadeiramente, é a pessoa mais importante de sua vida. Que ela realmente é o seu "brilho de sol", como ela já tinha dito no começo do anime (Por outro lado, Miku disse que Hibiki era o "sol radiante" de sua vida).


A cena final de Symphogear, foi a mais "suave" possível, mas conseguiu passar todo o sentimento que elas possuem uma pela outra.

Evidentemente, todos nós adoraríamos ouvir um "eu te amo" ou um beijo entre as duas, mas, eu penso que, no caso delas, os sentimentos conseguiram ser expressados de uma maneira muito bonita, que acabou excluindo até a necessidade de algo explícito.

Por todas as coisas que aconteceram no anime, principalmente nessa última temporada, eu penso que existe sim amor entre as duas, e que vai além de uma amizade.

Imaginem se fossem dois homens ou uma mulher e um homem vivenciando essas cenas/situações/diálogos... 11 de cada 10 pessoas iriam falar sem pestanejar que as duas se amam e ponto final... Então eu não vejo motivo para não dizer o mesmo aqui.


Já a classificação do anime, é algo complicado, pois muita coisa só aconteceu nessa parte final praticamente.

Nas 4 primeiras temporadas, apesar de sempre estarem juntas, a Miku era quem sempre dava na cara de quem gostava de Hibiki, que sempre foi meio "boba-alegre".

Só nessa última temporada que a Hibiki conseguiu perceber tudo o que ela sente por Miku.

Então, pensando um pouco, eu resolvi que talvez o melhor seja separar o anime em duas categorias, coisa que nunca aconteceu aqui antes.

Symphogear + G + GX + AXZ pode ser classificado como yuri explícito, por causa de Miku, que, na minha opinião, deixa claro que gosta de Hibiki em um sentido romântico.


Symphogear XV, por toda a importância da relação das duas, que foi fundamental para a história da última temporada, e pelo fato das duas serem as principais protagonistas, eu diria que, sim, o yuri foi destaque. Ou seja, eu penso que o melhor lugar para se classificar é como um anime yuri oficial.


Sei que essa postagem é polêmica, e que muita gente não vai achar que Symphogear XV é um yuri oficial, pelo fato de não ter tido um "Eu te amo" ou um beijo na cena final. Ou ainda, que o que acontece depois das estrelas cadentes caírem, é algo para cada um pensar.

Eu simplesmente tentei analisar o sentimento das personagens, como já falei tantas vezes nessa mesma postagem.

Me pareceu claro que Miku é (aliás, sempre foi) apaixonada, por Hibiki.

Pelo outro lado, Hibiki mostrou, através de seus sentimentos, que ama Miku e que ela é a pessoa mais importante de sua vida.

Aliás, eu vi um post de um usuário no twitter (IV_neet), comentando sobre essa cena final do anime, e achei interessante.
Logo depois que Hibiki diz que deseja ouvir de Miku o mesmo que ela quer contar para ela, duas estrelas cadentes caem.

Como todos sabem, muita gente acredita que estrelas cadentes realizam desejos.

Ou seja, foram dois pedidos feitos para as estrelas, um de Miku e outro de Hibiki, significando que realmente elas sentem o mesmo uma pela outra. Também, o fato delas finalmente poderem ficar juntas.

*Espero que eu tenha conseguido traduzir mais ou menos como o que ele comentou.

Enfim, por essas e outras, eu diria que acredito sim no amor entre as duas.



Como já disse antes, irei colocar as 4 temporadas iniciais como yuri explícito e a última como anime yuri. *Ou pelo menos, até que eu me convença do contrário. Eu realmente estou confuso sobre o que fazer.



Yuri Explícito / Anime Yuri




* Que post gigantesco, deve ter sido o maior da história do blog.
* Pretendo ver o anime inteiro outra vez se tiver tempo, para poder formar uma opinião ainda melhor, já que, em um anime que dura 7 anos, você acaba esquecendo muitos detalhes iniciais.
* Evidentemente que, se for lançado algum OVA ou especial, que traga novas informações sobre Hibiki e Miku, eu comentarei aqui. Mas infelizmente acho que foi o fim do fim mesmo.
* Como vocês podem perceber, minha escrita de 2012 é pior do que a de agora. E como a quinta temporada teve as melhores coisas para os fãs de yuri, o post ficou dez vezes maior do que estava.

4 comentários:

  1. HAHAHA acabou com a Hibiki coitada, pior que ela tem mesmo um parafuso a menos rsrs

    Sei lá, esse anime não é ruim, mas também não é muito bom, mas eu estou acompanhando a segunda temporada dele, ah e realmente, eu desconfio demais da Miku, sei não essa garota heim... rs

    Agora eu fico meia assim com a Tsubasa, acredito que ela gostava da Kanade muito mais que uma amiga... hum!

    Só uma coisa, adoro a dubladora da Kazanari Tsubasa, ela é a mesma que dubla a minha personagem favorita Fate Testarossa do anime Mahou Shoujo lyrical Nanoha (Nana Mizuki)


    Ahhh mais uma coisa é certa a Tsubasa e do lado azul da força... rsrs (entenderam?!?!?!)

    ResponderExcluir
  2. Aahh, novamente, parei de assistir no episódio três, da pra perceber sim que a Tsubasa tinha sentimentos em relação a Kanade, a história da Kanade é meio tristinha também, fiquei abalada até, mas sabe de uma coisa, o que deixou o anime, para mim, "broxante" foi elas cantando enquanto lutavam, eu não sei se prestava atenção na linda voz da Mizuki ou na batalha ou na letra da musica, por isso parei de assisitir, mas com certeza é uma ótimo anime !

    ResponderExcluir
  3. eu nunca assisti o anime, vou dá uma olhada

    ResponderExcluir
  4. Mto foda bati punheta para a shirabe e kirika

    ResponderExcluir